Melhores museus em Portugal para visitar

Descubra quais são os principais museus que você não pode deixar de visitar quando estiver em Portugal e porque você deve visitá-los.

Todo bom viajante que está interessado em arte e história não pode deixar de visitar alguns dos vários museus que Portugal tem a oferecer. Afinal, são mais de 800 anos de história deste povo em uma área da Europa que já foi a casa de vários impérios e povos muito importantes e influentes na história humana.

São tantas atrações históricas e de arte que podem deixar o viajante confuso sobre quais delas escolher para visitar. Mas, para facilitar a sua jornada neste país colonizador, nossos especialistas do Barquinha e Arte, separaram uma lista dos cinco melhores museus de Portugal para você visitar, confira.

TOP 5 Melhores museus de Portugal

Portugal é um país rico em diversos aspectos, sempre um prato cheio para turistas que querem aprender mais sobre a história da Europa. Os museus são parte importante nesta jornada de conhecimento, pois são estabelecimentos que ilustram e explicam a história com base nos registros históricos e artefatos, além de expor todo o potencial que o ser humano possui para a arte em suas infinitas formas.

Se você já está animado para ver estes museus, preste bem atenção na lista abaixo:

Museu dos descobrimentos

melhores-museus-de-portugal-museu-dos-descobrimentos

Um Museu que reconstruiu parte do período áureo português e trouxe para seus visitantes todos os grandes feitos do país nesta época de grandes riquezas. O museu está em Belmonte, uma vila portuguesa que fica em Castelo Branco, uma região com características clássicas de Portugal em sua era do Romantismo.

O visitante que entrar no museu do descobrimento poderá aproveitar uma linha do tempo bem montada de todo o período de descoberta marítima deste país. Além disso, o estabelecimento possui registros históricos que são apresentados em diversos formatos como, filmes, fotografias, cenários montados para serem fiéis aos originais e até animações.

O Brasil tem papel especial no museu, já que é considerado uma das maiores descobertas dos exploradores lusitanos.

Museu Nacional de Arte Antiga

melhores-museus-de-portugal-museu-de-arte-antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga é um prato cheio para todos os apaixonados pela arte europeia. Inaugurado em 1884, este museu é considerado o maior do país em número de artefatos artísticos reunindo obras de vários tipos como esculturas, pinturas e artes decorativas que são originárias não só de Portugal, mas de todo o mundo.

São obras artísticas do período que vai desde a idade média até o século XIX, sua principal origem foi por conta de algumas ordens religiosas que encontraram no museu uma forma de expor as obras artísticas que teriam acabado de passar para a posse do estado.

Museu Nacional Machado de Castro

melhores-museus-de-portugal-museu-nacional-machado-de-castro

Se você é um entusiasta da arte em esculturas, o Museu Nacional Machado de Castro é o lugar certo a se visitar em Portugal. Este estabelecimento foi inaugurado dentro do que era o palácio episcopal de Coimbra e, por isso, seu acervo de obras vieram principalmente de mosteiros, igrejas e conventos dentro daqueles arredores de Coimbra.

O nome do museu foi escolhido como uma homenagem a Joaquim Machado de Castro que foi uma verdadeira lenda das esculturas em Portugal. O museu oferece aos seus visitantes um acervo das esculturas mais importantes do País, peças de arte que remontam o período do séc. XIV ao séc. XVI, um prato cheio para os amantes desta arte.

Museu do Aljube

melhores-museus-de-portugal-museu-do-aljube

Focado em um período obscuro da história lusitana, o Museu do Aljube é um estabelecimento que oferece uma visão mais clara e objetiva sobre todo o período do regime ditatorial que durou mais de 500 anos em Portugal. O objetivo é lembrar e elucidar os acontecimentos deste período sob a ótica das vítimas que foram oprimidas, torturadas e mortas pelo regime.

O museu está localizado na capital Lisboa e é um ótimo ponto para todos os visitantes que quiserem entender melhor a história por trás da construção desta nação imponente na Europa.

Museu Calouste Gulbenkian

melhores-museus-de-portugal-museu-calouste-gulbenkian

Um prato cheio de relíquias que remontam a história humana na terra, o Museu Calouste Gulbenkian é um museu fundado em 1969 que nasceu graças a um magnata armeno que passou mais de 40 anos adquirindo peças históricas e artísticas.

O nome do museu é em homenagem a este magnata armênio que doou tudo o que tinha acumulado antes de seu falecimento, com peças históricas que partem de 2000 anos antes de Cristo.

Concluindo

Portugal é um ótimo destino para os amantes da arte e da história, além de ser um país com ótimos cassinos. O viajante apaixonado por arte e história, com toda certeza, não sairá do país decepcionado.

Recent posts

Menu

Pages