A voz na cabeça, de Valter Vinagre

valtervinagre_mt
18 março a 31 maio 2017
Galeria do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (PECA)
Vila Nova da Barquinha
 
O fotógrafo Valter Vinagre foi um dos primeiros autores a estrear as Residências Artísticas de Vila Nova da Barquinha, um projeto do Município em parceria com a Fundação EDP.
Em setembro de 2015, o autor veio à descoberta de um concelho ligado ao rio e à paisagem ribeirinha, com seus usos e costumes, tendo desenvolvido um trabalho ímpar alusivo a este pedaço de território, suas gentes e memórias, que deu origem a um livro e à exposição “A Voz na Cabeça”, que agora mostra na Galeria do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (PECA).
Comissariada por João Pinharanda, a exposição é um ensaio fotográfico que molda a memória individual e coletiva de Vila Nova da Barquinha.
“A voz na cabeça” é um título inspirado no barqueiro de Almourol que recorrentemente falava dessa Voz interior, quiçá influência das lendas de Almourol e da Cardiga ou das pelejas entre moiros e cristãos ou do romantismo do Castelo, que hodiernamente fascinava a sua mente.
O fotógrafo nascido em Avelãs de Caminho, 1954, no concelho de Anadia, estudou fotografia no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, (1986 – 1989) em Lisboa. Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo. De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.

Galeria do Parque
Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha
Horário:
Quarta, quinta e sexta-feira > 11:00 às 13:00, 15:00 às 18:00
Sábado e domingo > 15:00 às 19:00
Encerra à segunda e terça-feira

Entrada gratuita